Os posts estão listados por ordem de atualização. A janela de pesquisa permite encontrar um tópico específico. 


Certificados intermediários na Universidade

A construção de currículos que permitam a concessão de certificados intermediários é uma abordagem interessante para atender às necessidades dos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida ou que precisam demonstrar suas habilidades ao longo do processo de aprendizado. Esse tipo de abordagem é frequentemente visto em programas de formação profissional ou cursos técnicos. Aqui ...

Bacharelado & formações rápidas

Comparar um bacharelado em computação com formações rápidas na área de tecnologia requer análise de vários aspectos, incluindo duração, profundidade do conhecimento, oportunidades de carreira e mais. Aqui estão alguns pontos de comparação: Duração e Intensidade: Bacharelado em Computação: Geralmente, um bacharelado em computação tem duração de 3 a 4 anos em período integral. Oferece uma educação abrangente, com cursos ...

Por um mundo novo na Universidade e Pesquisa

Tenho percebido um mal-estar e problemas em nossas Universidades e nas atividades de pesquisa, um desalinhamento com as expectativas de mercado e com objetivos de vida de muitos estudantes. Como professor e pesquisador na Universidade há décadas isso me preocupa e me faz desenvolver análises e propor soluções. Espero que a comunidade de computação e de educação em computação aprofunde ...

Fundos não competitivos para pesquisa

Como venho tratando sobre a qualidade e a competição em nossos programas de pós-graduação e, também, em nossos cursos de graduação, fica cada vez mais clara minha percepção de que a competição e individualismos exagerados vêm corrompendo nossos ambientes de trabalho. Já em 2016 tinha publicado sobre o tema em "Individualismo, Criatividade, Cooperação e Avaliação", naquele texto analisei a mudança ...

Níveis de Formação Acadêmica

Graduação Um curso de graduação deve apresentar conhecimentos, técnicas e metodologias específicos a uma determinada área de conhecimento. Espera-se que os alunos, ao final do curso, estejam atualizados em sua área profissional e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em problemas reais de uma forma inovadora. Cursos tecnológicos superiores Um curso de graduação tipicamente mais curto que os bacharelados ...

Uma história de EaD e similares

Passamos por uma séria crise no ensino, mas mesmo em situações de grande perigo e dramas surgem resultados bons. Após a grande peste em Florença tivemos o Renascimento, após a II WW tivemos a difusão da penicilina, após a COVID-19 teremos a renovação do Ensino. A história que vou contar é uma auto autobiografia focada nesta dimensão do ensino e, ...

As Universidades vazias (ou quase)

Tenho grandes preocupações em relação ao esvaziamento e desmobilização das universidades, bem como a percepção de que muitas aulas podem parecer para os alunos em perda de tempo, especialmente em cursos teóricos. É verdade que a pandemia acelerou algumas tendências pré-existentes e destacou a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino superior. Está na hora de debatermos profundamente ...

A Tirania do Mérito {Michael J. Sandel} Br 2020

O livro "A Tirania do Mérito" de Michael J. Sandel explora criticamente a ideia de meritocracia e como ela influencia a sociedade contemporânea, incluindo os aspectos negativos que emergem dessa abordagem e como ela pode estar ligada a eventos políticos significativos. O autor destaca como o conceito de meritocracia, que enfatiza a recompensa com base no mérito individual, pode criar divisões ...

Avaliação da qualidade na pós-graduação

A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...

EaD e alunos adultos

Está na hora de pensarmos em mudanças no ensino universitário, estamos trabalhando com adultos! Já escrevi sobre a competitividade de nossas universidades, sobre ensino e horas aulas e sobre o modelo de ensino na pós. Publicamos na plataforma SOL da SBC o texto Repensando o ensino de computação. Muita coisa precisa ser mudada nas Universidades. Hoje estou considerando alguns pontos ...

O início do PPGC-UFRGS (1973)

O grupo inicial da Informática foi criado junto ao CPD e era formado, majoritariamente, por estagiários recrutados dentre os estudantes da UFRGS que se destacaram nos cursos de treinamento oferecido pela Cia. IBM. Após, foi iniciado um programa de qualificação pelo envio de estagiários recém graduados para realizar o mestrado na PUC-Rio e na UFRJ. Ao retornarem, reuniram-se ao grupo ...

Breve história do Instituto de Informática da UFRGS

Versão inicial por: Clésio Saraiva dos Santos & José Palazzo Moreira de Oliveira atualizações posteriores pelo último autor.   As origens do Instituto de Informática remontam ao final dos anos 60, quando foi criado o Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFRGS, com a missão de organizar e difundir a utilização do computador na Universidade. Inicialmente o CPD foi ...

Clesio Saraiva dos Santos

Por: José Palazzo Moreira de Oliveira Clesio Saraiva dos Santos, como muitos estudantes de engenharia e engenheiros iniciou seus trabalhos na área de Ciência da Computação desenvolvendo um sistema de cálculo estrutural para o programa de pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS. Meu primeiro encontro com ele foi neste período eu ministrava a disciplina de Geometria Analítica da Escola de ...

Avaliação dos resultados dos projetos de pesquisa

Minha preocupação atual é sobre a falta de acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa após a concessão dos recursos. É fundamental que existam mecanismos para verificar se os recursos estão sendo utilizados de forma eficiente, se os resultados esperados estão sendo alcançados e se as contribuições para a sociedade estão sendo efetivas. Uma possível solução para esse problema seria ...

Declaração de San Francisco sobre Avaliação Responsável (DORA)

A Declaração de San Francisco sobre Avaliação Responsável (DORA) é uma iniciativa que visa reformar o sistema de avaliação acadêmica, especificamente no que diz respeito ao uso do fator de impacto de artigos como medida de avaliação do valor do trabalho de acadêmicos individuais. Ela reconhece as limitações do uso exclusivo de métricas quantitativas na avaliação da pesquisa e defende ...

O que é uma escala de Likert – sua justificativa

A escala Likert é uma ferramenta estabelecida e amplamente utilizada para medir atitudes e opiniões dos indivíduos em pesquisas sociais. Ela foi desenvolvida com base em princípios psicométricos e passou por rigorosos estudos de validação ao longo do tempo. Alterar a escala Likert sem um profundo estudo psicológico pode ter várias consequências negativas. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é ...

Tenure ou a estabilidade no ensino e na pesquisa

Em um outro post, quando escrevia sobre o planejamento de publicações, comentei que o assunto tenure seria tratado futuramente. Com o aumento da pressão na avaliação institucional para o aumento do número de publicações - a publicação em bons veículos é essencial para uma nota boa da CAPES para um programa de pós-graduação - achei que este é um tópico ...

Keynes x Hayek {Nicholas Wapshott} 2011

Na atual e conturbada situação econômica muitas pessoas estão entendendo muito mal as proposições de John Maynard Keynes. Uma das maiores batalhas do pensamento econômico foi travada entre Keynes e Hayek no século passado, e continua com seus seguidores. Foi um choque entre a visão sobre se o Governo deveria ou não interferir na Economia. A visão de Keynes é que, ...