International Standard Classification of Education – ISCED

Atualizado há 4 anos


Classificação - listaA Norma Internacional para a Classificação de Educação foi projetada pela UNESCO no início da década de 70 para servir como um instrumento adequado para recolher, compilar e apresentar estatísticas educacionais para os países e para a comunidade internacional. Esta norma foi aprovada pela International Conference on Education (Genebra, 1975) e foi, subsequentemente, confirmada pela General Conference da UNESCO em Paris, 1978, quando foi adotada a Revised Recommendation sobre a International Standardization of Educational Statistics. A última versão foi editada em 2011.

Os níveis considerados são:

0 Early childhood education
1 Primary education
2 Lower secondary education
3 Upper secondary education
4 Post-secondary non-tertiary education
5 Short-cycle tertiary education
6 Bachelor’s or equivalent level
7 Master’s or equivalent level
8 Doctoral or equivalent level

International Standard Classification of Education – ISCED 2011

A seguir são descritos os níveis ligados à Educação Superior:

Educação Superior (Educação terciária)

Programas Educacionais em Nível Universitário são fortemente baseados em teoria e planejados para oferecer qualificação suficiente para a entrada em programas avançados de pesquisa e em profissões com altos requisitos de competências como medicina, odontologia ou arquitetura. Programas terciários do tipo A têm uma duração mínima de três anos em tempo integral apesar de durarem, tipicamente, quatro ou mais anos. Estes programas não são oferecidos exclusivamente por universidades. Inversamente nem todos os programas reconhecidos nacionalmente como programas universitários preenchem os critérios para serem classificados como terciários do tipo A.

Programas Educacionais Vocacionais Avançados Estes programas são tipicamente mais curtos que os terciários do tipo AQ e focados em competências práticas, técnicas ou ocupacionais para a entrada direta no mercado de trabalho apesar de que algumas fundamentações teóricas possam ser cobertas pelos respectivos programas. Estes programas têm uma duração mínima de dois anos com dedicação exclusiva.

Qualificação Avançada de Pesquisa Este nível corresponde aos programas que levam diretamente para um título de qualificação em pesquisa avançada como Ph.D. A duração destes cursos é de três anos em dedicação exclusiva na maioria dos países atingindo um total de sete anos de dedicação exclusiva no nível terciário apesar de o tempo de matrícula ser tipicamente mais longo. Estes programas são dedicados para estudo avançado e pesquisa original..

Programas Educacionais Pós-secundários não Terciários Estes programas se sobrepõem à fronteira entre o secundário superior e a educação pós-secundária na definição internacional. Os mesmos podem ser classificados como secundário superior ou pós-secundário em diferentes países. Apesar do seu conteúdo não ser significativamente mais avançado do que os programas secundários superiores eles servem para ampliar o conhecimento adquirido pelos participantes no secundário superior. Os estudantes matriculados tendem a ser mais velhos do que os matriculados no nível secundário superior.

(Acessos 1.102)