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Alternativa para a avaliação das pós

A avaliação dos programas de pós-gardauação no Brasil está atingindo um nível de impossibilidade de manipulação de dados. Além disto estamos com uma visão estreita sobre os indicadores.  Obtive informações provenientes de uma pessoa muito experiente na avaliação da pós da Finlândia, onde todas as universidades são gratuitas e tem financiamento público. Para avaliar pesquisadores eles consideram um pool de índices, onde H e ...

As melhores Universidades Públicas do Brasil

O Guia do Estudante da Abril tem uma classificação das universidades baseada na avaliação de seus cursos. A seguir a classificação da melhores universidades públicas do Brasil. Notem que como qualquer classificação esta é baseada em uma dimensão: a qualidade de seus cursos. Entretanto a qualidade de cada curso tem, por sua vez, múltiplas dimensões ponderadas para chegar ao número de ...

Complexidade e vida real

Sempre tive dificuldade de explicar para meus alunos de Classificação e Pesquisa de Dados a grande diferença entre a complexidade de um algoritmo e os problemas das implementações reais. No terceiro semestre a troca de contexto tratando o mesmo problema não parece evidente.  Estava lendo a Communications of the ACM quando encontrei um artigo muito bom para resolver meu problema 10 ...

Vamos estudar no exterior?

Quando voltei ao Brasil, após o doutorado concluído no IMAG, éramos entre 60 e 70 Doutores em Computação em todo o país. Essa era uma pequena comunidade em que todos se conheciam, e sabiam que pesquisas e áreas estavam em desenvolvimento no país. Por outro lado a capacidade de pesquisa e de formação era bastante reduzida em CC. Naquela época, ...

Quantas universidades haverá no futuro – A Resposta.

Quantas Universidades haverá no futuro? Meu primeiro impulso foi escrever: "A resposta é 42"! Mas esta discussão, lançada pelo Sílvio Meira, na lista sbc-l me fez pensar e tratar deste assunto com mais profundidade. Será que o problema está corretamente enunciado? Vejamos o texto provocativo citado pelo Sílvio e produzido por relatório do Banco Mundial de 2009 sobre world-class universities: ...

Precisamos de alunos em tempo integral!

Hoje estou voltando ao assunto da qualidade do estudo nas Universidades brasileiras. Discuti, anteriormente, o problema da enorme carga de horas-aula impostas aos alunos. O assunto gerou uma ampla discussão com comentários no site e debates aqui no Instituto. Minha conclusão é que como os alunos são em grande parte de tempo parcial é preciso usar a antiga prática de “ensinar” tudo ...

AdaptWeb – plataforma para EAD adaptativa

O AdaptWeb® é um SA de EAD baseado na Web desenvolvido através de uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UEL (Universidade Estadual de Londrina) com colaboração do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desde 2005 a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) participa ativamente no desenvolvimento e melhorias do ambiente. É ...

Por uma reforma universitária

Minha posição tem sido a de que as Universidades brasileiras estão demasiadamente inflacionadas com cargos em comissões, com inúmeras comissões, com cursos infindáveis (acho que só a Engenharia deve ter umas 14 engenharias). Os CC geram toda uma politicagem nas Universidades com apoios a chapas que garantam posições remuneradas na administração. Isto é o mesmo que acontece com a absurda ...

Planejamento para um curso no exterior

Sair para um período longo para fazer uma especialização, mestrado ou doutorado no exterior é uma decisão difícil de ser tomada. Uma vez tomada a decisão, algumas atividades e precauções podem ser muito úteis para aumentar a chance de bons resultados na tarefa. Aqui apresento um check-list de atividades e sugestões para o seu sucesso. A primeira atividade é conhecer ...

Pós-graduação em computação e a indústria

Leitura recomendada:um texto sobre a primeira fase do Projeto ProTeM-CC do CNPq, apresentado em 1996 no SECOMU, para uma comparação entre o que se pensava na época e a situação atual. Para que formar doutores? Parece que a primeira resposta seria que no Brasil serve para que estes doutores formem novos doutores! E os mestres? Estes não podem se reproduzir ...