Precisamos de alunos em tempo integral!

Hoje estou voltando ao assunto da qualidade do estudo nas Universidades brasileiras. Discuti, anteriormente, o problema da enorme carga de horas-aula impostas aos alunos. A realidade de muitos alunos de graduação em tempo parcial apresenta desafios significativos para o processo de ensino e aprendizagem. Esses alunos frequentemente enfrentam limitações de tempo devido a compromissos como trabalho e família, o que reduz ...

O que está acontecendo com a Juventude?

Nos últimos 10 anos, apenas quatro cursos da UFRGS apresentaram crescimento na densidade de alunos por vaga: três da área de Artes (Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Teatro) e um de Ciências Exatas e da Terra (Ciência da Computação). O destaque negativo é a ausência de cursos das Ciências Naturais e Engenharias entre os ...

Motivando os alunos na sala de aula

Um dos maiores desafios que os professores enfrentam hoje é manter os alunos envolvidos nas aulas. Quer a aula seja online ou presencial, às vezes pode parecer que os alunos não estão motivados para participar. Mas por que isso acontece? Existem muitos motivos pelos quais os alunos podem não se sentir engajados. Alguns podem estar cansados ​​ou estressados. Outros podem ...

Vamos descartar os professores idosos?

É urgente repensarmos os critérios excludentes da academia e reconhecer o valor que pesquisadores seniores trazem para a formação de nossos alunos e para o desenvolvimento de projetos. A pressão por índices CAPES, embora fundamental para avaliações, tem levado coordenadores de programas de pós-graduação a excluir profissionais experientes, em uma busca exclusiva por aqueles que atendem a métricas de publicação ...

CC e Humanidades: computadores, criatividade, estética e qualidade

Publicado em: Perspectivas e Grandes Desafios da Computação no Brasil 2006-2016 - SBC Justificativa do desafio: Vou conduzir esta proposta como uma sequência de tópicos que levam a uma conclusão resultante de diferentes percepções complementares de uma mesma realidade. Os computadores foram utilizados inicialmente como máquinas de calcular seguindo a sequência de ábacos, réguas de cálculo, máquinas diferenciais, calculadores mecânicos, ...

Horizonte 2026 das pós-graduações em computação

Continuando em uma análise do que deve ser a qualidade em um programa de Pós-graduação em Ciência da Computação estou apresentando algumas percepções e ideias para o futuro. Inicialmente vou escrever um pouco sobre a evolução, no sentido de variação ao logo dos tempos, da minha experiência pessoal no PPGC da UFRGS. Entretanto, estas considerações são razoavelmente válidas para os ...

Avaliação da qualidade na pós-graduação

A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...

Sobre os programas de pós-graduação em Computação – Carta de Búzios 2007

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2007, reuniu-se em Búzios um grupo de 19 pesquisadores, membros dos comitês da CAPES e do CNPq, da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e da ABC – Academia Brasileira de Ciências. O objetivo da reunião foi analisar a evolução da área de Computação no Brasil, com vistas a ...

Dados, Informação e Conhecimento

A palavra Dados vem do latim datum isto é algo oferecido, dado. Esta é a significação de dados: algo que está disponível que foi oferecido. Então é possível entender que dados constitui-se no material bruto, naquilo que foi disponibilizado ou oferecido. É claro que um material bruto é importante, mas tem um valor limitado. É o mesmo que exportar minério ...

Quantas universidades haverá no futuro – A Resposta.

Quantas Universidades haverá no futuro? Meu primeiro impulso foi escrever: "A resposta é 42"! Mas esta discussão, lançada pelo Sílvio Meira, na lista sbc-l me fez pensar e tratar deste assunto com mais profundidade. Será que o problema está corretamente enunciado? Vejamos o texto provocativo citado pelo Sílvio e produzido por relatório do Banco Mundial de 2009 sobre world-class universities: ...

As Universidades se esqueceram que são IES – Instituições de Ensino Superior

Hoje as Universidades avaliam seus professores quase que exclusivamente por suas atividades de pesquisa e por suas publicações. Tenho escrito sobre a avaliação na pós-graduação, mas agora vou começar a tratar um pouco da avaliação dos professores na graduação e na missão das Universidades.  É preciso entender o que é uma Universidade. Há bastante tempo publiquei uma crônica sobre “Deem ...

Ensino Híbrido, desafios e vantagens

O ensino híbrido tem se consolidado como um modelo essencial na educação universitária, especialmente após a transição abrupta para o ensino remoto em 2020. No contexto da universidade, onde os alunos estão imersos em uma variedade de responsabilidades acadêmicas, profissionais e pessoais, essa metodologia oferece uma série de benefícios, mas também apresenta desafios que precisam ser abordados de maneira estratégica ...

Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – UNESCO

Este texto aborda a rápida ascensão das ferramentas de IA Generativa (IAGen) e a lacuna entre o avanço tecnológico e a regulamentação nacional em muitos países. As preocupações principais giram em torno da privacidade dos dados dos usuários, com foco particular na educação, onde as instituições ainda não estão preparadas para validar essas ferramentas de maneira adequada. A UNESCO, em ...

Níveis de Formação Acadêmica

Graduação Um curso de graduação deve apresentar conhecimentos, técnicas e metodologias específicos a uma determinada área de conhecimento. Espera-se que os alunos, ao final do curso, estejam atualizados em sua área profissional e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em problemas reais de uma forma inovadora. Cursos tecnológicos superiores Um curso de graduação tipicamente mais curto que os bacharelados ...

Caos!

Cada ato humano é um engajamento de toda a Humanidade. Jean Paul Sarte L'existentialisme est un humanisme Estava escrevendo um texto sobre o planejamento da carreira acadêmica, mas vai ficar para o próximo mês. Mas não consegui, a revolta contra a bagunça não deixou. Hoje escrevo sobre um maligno conhecido nosso o Caos! Como o Demônio ele se infiltra, corrompe, ...

A qualidade do Ensino depende do número de horas-aula?

Em agosto de 2011 postei um artigo no blog que causou uma discussão intensa. O tema era sobre a quantidade de alunos que trabalham durante o curso. Foram 27 mensagens diretas, 11 comentários no blog e 1635 acessos ao artigo! Depois disto surgiu uma discussão no Instituto, o tema proposto foi: “O que vocês acham de um curso chegar a ...

Certificados intermediários na Universidade

A construção de currículos que permitam a concessão de certificados intermediários é uma abordagem interessante para atender às necessidades dos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida ou que precisam demonstrar suas habilidades ao longo do processo de aprendizado. Esse tipo de abordagem é frequentemente visto em programas de formação profissional ou cursos técnicos. Aqui ...

Revoltado ou Criativo e a IA

Esta pequena história mostra o quanto é limitada a nossa capacidade de conviver com a criatividade. Na parte inicial escrevo algumas considerações sobre a Inteligência Artificial e a avaliação na educação. Após apresento o estudo de caso para mostrar as dificuldades em aceitar alternativas em um processo de avaliação. A autoria desse caso é desconhecida e aqui fiz uma tradução ...