Os posts estão listados por ordem de atualização. A janela de pesquisa permite encontrar um tópico específico.
UFRGS Missão França: alunos preparados para o intercâmbio
Alunos do INF e da Escola de Engenharia partirão em agosto O projeto CAPES/Brafitec EcoSud, coordenado pelo professor Lucas Mello ...
Leia Mais
Leia Mais
Cursos quantidade e qualidade, o que é melhor?
Recentemente foi publicado o resultado do ENEM por escola. Com a atual mania de serem criadas classificações (1.000 lugares para ...
Leia Mais
Leia Mais
Presidente da Capes defende debate amplo sobre o sistema de pós-graduação brasileira
Os desafios orçamentários atuais afetam o futuro da expansão da pesquisa acadêmica no país. Além disso, para Abílio Baeta Neves, ...
Leia Mais
Leia Mais
CNPq cria modalidade de Doutorado Acadêmico Industrial
A proposta é que o doutorando precisa, além de produção científica e defesa da tese, gerar no final um produto ...
Leia Mais
Leia Mais
Tecnólogos, bacharéis, mestres etc.
Ocorreu uma discussão na lista da SBC sobre curso de tecnólogos. Resolvi organizar algum material que tenho sobre cursos e ...
Leia Mais
Leia Mais
Para que Diploma?
Esta crônica surgiu como reação a um artigo publicado no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre com o título: Diploma ...
Leia Mais
Leia Mais
Instituto de Informática, comemoração dos 10 anos (1999)
Uma década formando talentos Dando início às comemorações dos dez anos do Instituto de Informática, a serem completados no dia ...
Leia Mais
Leia Mais
A qualidade do Ensino depende do número de horas-aula?
Em agosto de 2011 postei um artigo no blog que causou uma discussão intensa. O tema era sobre a quantidade ...
Leia Mais
Leia Mais
Declaração de Bolonha
A Declaração de Bolonha de 19 de Junho de1999 visa: Para assegurar que o sistema europeu do ensino superior consiga ...
Leia Mais
Leia Mais
A busca da internacionalização
O Brasil, ou pelo menos a academia brasileira, está passando por uma onda de internacionalização e resolvi tratar este ...
Leia Mais
Leia Mais
MOOCs, benção ou maldição?
Um editorial do Editor em Chefe da revista Communications of the ACM, Moshe Vardi: “Will MOOCs Destroy Academia?” trata o ...
Leia Mais
Leia Mais