Prioridade Local, Impacto Global: tradução automática

Em 2016, já preocupado em alcançar uma audiência global, tomei a decisão de traduzir meu site utilizando o Google Tradutor. Enquanto muitos colegas defendiam que o site deveria estar em inglês para expandir o alcance, eu argumentava que o essencial era priorizar nossa língua materna, afinal, ela atendia a maioria dos nossos leitores. No entanto, oferecer tradução automática para diversas ...

Conquista da Lua (como vista em 1953)

x Viagem à Lua 1 de agosto de 1953 Composição da expedição pioneira com 50 cientistas e técnicos — Três possantes foguetes: dois de carga e um de passageiros — Partida: estação flutuante a 1.700 km de altura — Velocidade de 30.000 km horários, com motores desligados e simplesmente caindo em direção à Lua — Na esfera principal: vida de ...

Vamos descartar os professores idosos?

É urgente repensarmos os critérios excludentes da academia e reconhecer o valor que pesquisadores seniores trazem para a formação de nossos alunos e para o desenvolvimento de projetos. A pressão por índices CAPES, embora fundamental para avaliações, tem levado coordenadores de programas de pós-graduação a excluir profissionais experientes, em uma busca exclusiva por aqueles que atendem a métricas de publicação ...

CC e Humanidades: computadores, criatividade, estética e qualidade

Publicado em: Perspectivas e Grandes Desafios da Computação no Brasil 2006-2016 - SBC Justificativa do desafio: Vou conduzir esta proposta como uma sequência de tópicos que levam a uma conclusão resultante de diferentes percepções complementares de uma mesma realidade. Os computadores foram utilizados inicialmente como máquinas de calcular seguindo a sequência de ábacos, réguas de cálculo, máquinas diferenciais, calculadores mecânicos, ...

Horizonte 2026 das pós-graduações em computação

Continuando em uma análise do que deve ser a qualidade em um programa de Pós-graduação em Ciência da Computação estou apresentando algumas percepções e ideias para o futuro. Inicialmente vou escrever um pouco sobre a evolução, no sentido de variação ao logo dos tempos, da minha experiência pessoal no PPGC da UFRGS. Entretanto, estas considerações são razoavelmente válidas para os ...

Julgamento e avaliação quantitativa

Julgamento e avaliação quantitativa são conceitos que, embora possam parecer semelhantes, possuem distinções fundamentais. O julgamento é um processo qualitativo e subjetivo que envolve a análise de uma situação, pessoa ou evento com base em valores, experiências e intuições. Em contraste, uma avaliação quantitativa é objetiva e baseada em números e métricas que permitem medir aspectos específicos de maneira padronizada ...

Avaliação da qualidade na pós-graduação

A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...

Avaliação multidimensional: uma nova visão para os programas de pós-graduação

Hoje perdemos a visibilidade por parte da população, estamos demasiadamente preocupados em mostrar nossa produção em termos do Índice Restrito do QUALIS da CAPES. Vocês pensam que a população, que nos paga as pesquisas, sabe o que é isso? O mundo mudou, a sociedade quer saber que efeito positivo em sua vida ocorrerá como resultado das atividades dos programas de ...

Motivando os alunos na sala de aula

Um dos maiores desafios que os professores enfrentam hoje é manter os alunos envolvidos nas aulas. Quer a aula seja online ou presencial, às vezes pode parecer que os alunos não estão motivados para participar. Mas por que isso acontece? Existem muitos motivos pelos quais os alunos podem não se sentir engajados. Alguns podem estar cansados ​​ou estressados. Outros podem ...

Relatório da avaliação internacional CC – CAPES 2013

A CAPES, através de sua Comissão da Área de Computação organizou em 2013 um seminário internacional de avaliação dos programas de pós-graduação.  Neste seminário [CAPES 2013] consultores internacionais fizeram uma revisão do processo de avaliação dos programas de pós-graduação em Ciência da Computação no Brasil. A reunião contou com a presença de coordenadores dos cursos de pós-graduação em Ciências de ...

Sobre os programas de pós-graduação em Computação – Carta de Búzios 2007

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2007, reuniu-se em Búzios um grupo de 19 pesquisadores, membros dos comitês da CAPES e do CNPq, da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e da ABC – Academia Brasileira de Ciências. O objetivo da reunião foi analisar a evolução da área de Computação no Brasil, com vistas a ...

Avaliação multicritérios da pós-graduação

Resultado da enquete sobre os indicadores para a avaliação multicritérios realizada no segundo semestre de 2020. A enquete ficou disponível por três meses com divulgação na lista sbc-l e foi enviada para todos os coordenadores de programas de pós-graduação em computação do país. http://palazzo.pro.br/wp-content/uploads/Multicriterios-1.pdf ...

Dados, Informação e Conhecimento

A palavra Dados vem do latim datum isto é algo oferecido, dado. Esta é a significação de dados: algo que está disponível que foi oferecido. Então é possível entender que dados constitui-se no material bruto, naquilo que foi disponibilizado ou oferecido. É claro que um material bruto é importante, mas tem um valor limitado. É o mesmo que exportar minério ...

Quantas universidades haverá no futuro – A Resposta.

Quantas Universidades haverá no futuro? Meu primeiro impulso foi escrever: "A resposta é 42"! Mas esta discussão, lançada pelo Sílvio Meira, na lista sbc-l me fez pensar e tratar deste assunto com mais profundidade. Será que o problema está corretamente enunciado? Vejamos o texto provocativo citado pelo Sílvio e produzido por relatório do Banco Mundial de 2009 sobre world-class universities: ...

As Universidades se esqueceram que são IES – Instituições de Ensino Superior

Hoje as Universidades avaliam seus professores quase que exclusivamente por suas atividades de pesquisa e por suas publicações. Tenho escrito sobre a avaliação na pós-graduação, mas agora vou começar a tratar um pouco da avaliação dos professores na graduação e na missão das Universidades.  É preciso entender o que é uma Universidade. Há bastante tempo publiquei uma crônica sobre “Deem ...

Ensino Híbrido, desafios e vantagens

O ensino híbrido tem se consolidado como um modelo essencial na educação universitária, especialmente após a transição abrupta para o ensino remoto em 2020. No contexto da universidade, onde os alunos estão imersos em uma variedade de responsabilidades acadêmicas, profissionais e pessoais, essa metodologia oferece uma série de benefícios, mas também apresenta desafios que precisam ser abordados de maneira estratégica ...

Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – UNESCO

Este texto aborda a rápida ascensão das ferramentas de IA Generativa (IAGen) e a lacuna entre o avanço tecnológico e a regulamentação nacional em muitos países. As preocupações principais giram em torno da privacidade dos dados dos usuários, com foco particular na educação, onde as instituições ainda não estão preparadas para validar essas ferramentas de maneira adequada. A UNESCO, em ...

Níveis de Formação Acadêmica

Graduação Um curso de graduação deve apresentar conhecimentos, técnicas e metodologias específicos a uma determinada área de conhecimento. Espera-se que os alunos, ao final do curso, estejam atualizados em sua área profissional e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em problemas reais de uma forma inovadora. Cursos tecnológicos superiores Um curso de graduação tipicamente mais curto que os bacharelados ...