Valorizando publicações nos eventos da SBC
Com certeza, a avaliação da qualidade é fundamental na vida acadêmica, mas é importante reconhecer que indicadores únicos não são suficientes para uma avaliação abrangente e precisa. A Lei de Goodhart destaca o fenômeno em que uma métrica, quando adotada como meta, pode perder sua eficácia como indicador de desempenho. Por exemplo, se uma universidade adotar apenas o número de publicações ...
Uma nova maneira de ensinar em tempos de Inteligência Artificial
A onipresença dos ensaios acadêmicos na educação é uma tradição duradoura que vai além da simples avaliação do conhecimento dos alunos. Essas tarefas têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades críticas e de comunicação, incentivando a reflexão sobre diversas temáticas. No entanto, com o surgimento de grandes modelos de linguagem e a facilidade de geração de conteúdo pela Inteligência ...
Ensino de computação e história
Nenhum aluno de física deixa de conhecer a história da ciência. Todos conhecem os Curie, Thompson, De Broglie, Schoenberg e outros. Isso é essencial para o entendimento da evolução da Física. O conhecimento da história da ciência é um alicerce crucial para qualquer estudante de física. Ao mergulhar nos trabalhos de renomados cientistas como Marie Curie, descobridora dos elementos polônio ...
Certificados intermediários na Universidade
A construção de currículos que permitam a concessão de certificados intermediários é uma abordagem interessante para atender às necessidades dos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida ou que precisam demonstrar suas habilidades ao longo do processo de aprendizado. Esse tipo de abordagem é frequentemente visto em programas de formação profissional ou cursos técnicos. Aqui ...
Bacharelado & formações rápidas
Comparar um bacharelado em computação com formações rápidas na área de tecnologia requer análise de vários aspectos, incluindo duração, profundidade do conhecimento, oportunidades de carreira e mais. Aqui estão alguns pontos de comparação: Duração e Intensidade: Bacharelado em Computação: Geralmente, um bacharelado em computação tem duração de 3 a 4 anos em período integral. Oferece uma educação abrangente, com cursos ...
Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados
A Principal Conferência Brasileira em Big Data, Engenharia e Ciência de Dados O Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) é um evento significativo na área de ciência e tecnologia de bancos de dados no Brasil e na América Latina. Ele é organizado anualmente pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBBD ...
Por um mundo novo na Universidade e Pesquisa
Tenho percebido um mal-estar e problemas em nossas Universidades e nas atividades de pesquisa, um desalinhamento com as expectativas de mercado e com objetivos de vida de muitos estudantes. Como professor e pesquisador na Universidade há décadas isso me preocupa e me faz desenvolver análises e propor soluções. Espero que a comunidade de computação e de educação em computação aprofunde ...
A Tirania do Mérito {Michael J. Sandel} Br 2020
O livro "A Tirania do Mérito" de Michael J. Sandel explora criticamente a ideia de meritocracia e como ela influencia a sociedade contemporânea, incluindo os aspectos negativos que emergem dessa abordagem e como ela pode estar ligada a eventos políticos significativos. O autor destaca como o conceito de meritocracia, que enfatiza a recompensa com base no mérito individual, pode criar divisões ...
Fundos não competitivos para pesquisa
Como venho tratando sobre a qualidade e a competição em nossos programas de pós-graduação e, também, em nossos cursos de graduação, fica cada vez mais clara minha percepção de que a competição e individualismos exagerados vêm corrompendo nossos ambientes de trabalho. Já em 2016 tinha publicado sobre o tema em "Individualismo, Criatividade, Cooperação e Avaliação", naquele texto analisei a mudança ...
As Universidades vazias (ou quase)
Tenho grandes preocupações em relação ao esvaziamento e desmobilização das universidades, bem como a percepção de que muitas aulas podem parecer para os alunos em perda de tempo, especialmente em cursos teóricos. É verdade que a pandemia acelerou algumas tendências pré-existentes e destacou a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino superior. Está na hora de debatermos profundamente ...
EaD e alunos adultos
Está na hora de pensarmos em mudanças no ensino universitário, estamos trabalhando com adultos! Já escrevi sobre a competitividade de nossas universidades, sobre ensino e horas aulas e sobre o modelo de ensino na pós. Publicamos na plataforma SOL da SBC o texto Repensando o ensino de computação. Muita coisa precisa ser mudada nas Universidades. Hoje estou considerando alguns pontos ...
Sumário: História do Inf UFRGS
Neste sumário você encontra links para os principais tópicos ligados à história da Informática na UFRGS. Nas páginas há links para detalhes da história, não deixe de segui-los. Breve história do Instituto de Informática da UFRGS O início do PPGC da UFRGS (1973) Comemoração dos 10 Anos do CPD-UFRGS (1978) 10 anos do Instituto de Informática (1999) O SEMISH faz 50 anos ...
O SEMISH faz 50 anos
O SEMISH (Seminário Integrado de Software e Hardware) é um evento de grande importância para a computação no Brasil, tendo sua origem diretamente relacionada à história da computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento começou como uma atividade do Mestrado em Computação da UFRGS e se consolidou ao longo dos anos como um ponto de ...
Avaliação dos resultados dos projetos de pesquisa
Minha preocupação atual é sobre a falta de acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa após a concessão dos recursos. É fundamental que existam mecanismos para verificar se os recursos estão sendo utilizados de forma eficiente, se os resultados esperados estão sendo alcançados e se as contribuições para a sociedade estão sendo efetivas. Uma possível solução para esse problema seria ...
Declaração de San Francisco sobre Avaliação Responsável (DORA)
A Declaração de San Francisco sobre Avaliação Responsável (DORA) é uma iniciativa que visa reformar o sistema de avaliação acadêmica, especificamente no que diz respeito ao uso do fator de impacto de artigos como medida de avaliação do valor do trabalho de acadêmicos individuais. Ela reconhece as limitações do uso exclusivo de métricas quantitativas na avaliação da pesquisa e defende ...
O que é uma escala de Likert – sua justificativa
A escala Likert é uma ferramenta estabelecida e amplamente utilizada para medir atitudes e opiniões dos indivíduos em pesquisas sociais. Ela foi desenvolvida com base em princípios psicométricos e passou por rigorosos estudos de validação ao longo do tempo. Alterar a escala Likert sem um profundo estudo psicológico pode ter várias consequências negativas. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é ...
Universidades e BigTechs
A visão de que uma universidade de qualidade mundial é aquela que compete com empresas e se concentra na transferência de tecnologia pode ser limitada e não representa a visão histórica e universal da universidade como um espaço de formação de recursos humanos. Embora a pesquisa de ponta e a transferência de tecnologia sejam importantes para o desenvolvimento tecnológico e ...
Jovens pesquisadores e grandes grupos
Recentemente (abril 2023) foi postado que em um debate de alto nível foi declarado o seguinte: "Existe um sistema de priorização que isola os jovens pesquisadores do Brasil. Só os mais experientes recebem verbas e conseguem sobreviver". O comentário sobre os jovens doutores é preocupante. A distribuição de pequenas bolsas pode gerar pequenos projetos gerando pesquisa sem impacto. Sem hierarquia ...