Os posts estão listados por ordem de atualização. A janela de pesquisa permite encontrar um tópico específico. 


A alternância no ensino superior francês

Noto que temos um descompasso entre o ensino de computação e as demandas da sociedade. Já escrevemos sobre isso no Laboratório de Ideias do EduComp de 2022: "Repensando o ensino de computação" que está disponível na plataforma SOL da SBC. Ali tínhamos notado que "O ensino superior brasileiro de Computação está sofrendo uma grande pressão nesta fase que se encaminha ...

Educação superior em Computação

Uma grande pergunta é: "Qual a situação atual e as perspectivas em Educação em Computação"? Resolvi pensar sobre o assunto e rever o que entendo por Educação em Computação. Em um post anterior escrevi sobre os Níveis de Formação Acadêmica e em outro sobre os Mestrados Acadêmicos e Profissionais. Repensando estes tópicos, penso que devemos retornarmos ao essencial, ou back to ...

Confissões: A Universidade ontem, hoje e amanhã

Não esperem algo inspirado em Rousseau, esta crônica é mais uma análise da história de nossas Universidades Públicas nestas últimas décadas; em particular de minha Universidade. O título procura mostrar que o conteúdo é muito mais decorrente da minha vivência pessoal do que de uma análise acadêmica baseada em dados quantitativos e análise formal. Mas considero que as experiências vividas ...

O que é um bom programa de pós-graduação?

Qual o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência? Uma forma de tratar o assunto é a realização de benchmarks, ou seja de comparações com os programas reconhecidos mundialmente. Nos rankings internacionais as universidades brasileiras não estão bem classificadas. O que se passa, como podemos melhorar esta situação? Talvez utilizando descrições de boas universidades internacionais com ênfase na ...

Modelo Atual de Doutorado, a alternativa empresarial

Em um artigo [1] encontramos esta análise: We show that the reproduction rate in academia is very high. For example, in engineering, a professor in the US graduates 7.8 new PhDs during his/her whole career on average, and only one of these graduates can replace the professor’s position. This implies that in a steady state, only 12.8% of PhD graduates ...

Sumário: Mudanças na Universidade

Com um longo período de afastamento físico devido à COVID muita coisa mudou. Uma crise sempre desencadeia mudanças importantes de comportamento, muitos problemas que não foram enfrentados surgem com toda a força. As Universidades são tradicionalmente conservadoras e não gostam de mudanças mas a pandemia obrigou a muitas mudanças e mudanças radicais tendo evidenciado problemas já existentes. Considerando este fato ...

Conferências no Brasil e no exterior

As conferências internacionais são eventos de grande relevância no cenário acadêmico, congregando habitualmente uma audiência diversificada composta por doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores e professores universitários. É importante salientar que as conferências realizadas no Brasil se destacam pela expressiva presença de alunos de graduação, o que enriquece ainda mais o ambiente acadêmico com uma multiplicidade de vozes e abordagens. Este fenômeno é ...

Uma nova maneira de ensinar em tempos de Inteligência Artificial

A onipresença dos ensaios acadêmicos na educação é uma tradição duradoura que vai além da simples avaliação do conhecimento dos alunos. Essas tarefas têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades críticas e de comunicação, incentivando a reflexão sobre diversas temáticas. No entanto, com o surgimento de grandes modelos de linguagem e a facilidade de geração de conteúdo pela Inteligência ...

Ensino de computação e história

Nenhum aluno de física deixa de conhecer a história da ciência. Todos conhecem os Curie, Thompson, De Broglie, Schoenberg e outros. Isso é essencial para o entendimento da evolução da Física. O conhecimento da história da ciência é um alicerce crucial para qualquer estudante de física. Ao mergulhar nos trabalhos de renomados cientistas como Marie Curie, descobridora dos elementos polônio ...

Certificados intermediários na Universidade

A construção de currículos que permitam a concessão de certificados intermediários é uma abordagem interessante para atender às necessidades dos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida ou que precisam demonstrar suas habilidades ao longo do processo de aprendizado. Esse tipo de abordagem é frequentemente visto em programas de formação profissional ou cursos técnicos. Aqui ...

Bacharelado & formações rápidas

Comparar um bacharelado em computação com formações rápidas na área de tecnologia requer análise de vários aspectos, incluindo duração, profundidade do conhecimento, oportunidades de carreira e mais. Aqui estão alguns pontos de comparação: Duração e Intensidade: Bacharelado em Computação: Geralmente, um bacharelado em computação tem duração de 3 a 4 anos em período integral. Oferece uma educação abrangente, com cursos ...

Por um mundo novo na Universidade e Pesquisa

Tenho percebido um mal-estar e problemas em nossas Universidades e nas atividades de pesquisa, um desalinhamento com as expectativas de mercado e com objetivos de vida de muitos estudantes. Como professor e pesquisador na Universidade há décadas isso me preocupa e me faz desenvolver análises e propor soluções. Espero que a comunidade de computação e de educação em computação aprofunde ...

Níveis de Formação Acadêmica

Graduação Um curso de graduação deve apresentar conhecimentos, técnicas e metodologias específicos a uma determinada área de conhecimento. Espera-se que os alunos, ao final do curso, estejam atualizados em sua área profissional e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em problemas reais de uma forma inovadora. Cursos tecnológicos superiores Um curso de graduação tipicamente mais curto que os bacharelados ...

Uma história de EaD e similares

Passamos por uma séria crise no ensino, mas mesmo em situações de grande perigo e dramas surgem resultados bons. Após a grande peste em Florença tivemos o Renascimento, após a II WW tivemos a difusão da penicilina, após a COVID-19 teremos a renovação do Ensino. A história que vou contar é uma auto autobiografia focada nesta dimensão do ensino e, ...

As Universidades se esqueceram que são IES – Instituições de Ensino Superior

Hoje as Universidades avaliam seus professores quase que exclusivamente por suas atividades de pesquisa e por suas publicações. Tenho escrito sobre a avaliação na pós-graduação, mas agora vou começar a tratar um pouco da avaliação dos professores na graduação e na missão das Universidades.  É preciso entender o que é uma Universidade. Há bastante tempo publiquei uma crônica sobre “Deem ...

As Universidades vazias (ou quase)

Tenho grandes preocupações em relação ao esvaziamento e desmobilização das universidades, bem como a percepção de que muitas aulas podem parecer para os alunos em perda de tempo, especialmente em cursos teóricos. É verdade que a pandemia acelerou algumas tendências pré-existentes e destacou a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino superior. Está na hora de debatermos profundamente ...

A Tirania do Mérito {Michael J. Sandel} Br 2020

O livro "A Tirania do Mérito" de Michael J. Sandel explora criticamente a ideia de meritocracia e como ela influencia a sociedade contemporânea, incluindo os aspectos negativos que emergem dessa abordagem e como ela pode estar ligada a eventos políticos significativos. O autor destaca como o conceito de meritocracia, que enfatiza a recompensa com base no mérito individual, pode criar divisões ...

Avaliação da qualidade na pós-graduação

A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...