Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistemas distribuídos

Neste post apresento vídeos sobre Sistemas Distribuídos. O objetivo é oferecer livremente sob licença Creative Commons (Uso não-comercial – Vedada a criação de obras derivadas) para que alunos de computação disponham de material complementar para as suas aulas. Não pretendo, nesta série, abordar temas avançados de pesquisa, mas sim conceitos fundamentais para um bom curso de computação. Periodicamente será adicionado ...

Pesquisa, organização, publicação e divulgação

Esta página apresenta um conjunto de aulas sobre como estruturar e desenvolver a pesquisa e como divulgar os resultados. O processo tem três fases: (i) estruturar e desenvolver a pesquisa, (ii) escrever o resultado, e (iii) publicar. Terminado o processo é preciso divulgar os resultados, de nada adianta uma pesquisa de qualidade se não for conhecida. Nestes vídeos estou apresentado ...

Informática na Educação

Esta página apresenta um conjunto de aulas sobre assuntos importantes sobre a Informática na Educação. Se gostares do conteúdo recomenda para teus colegas. Aqui teremos desde conceitos sobre o sistema de ensino, técnicas e métodos para EaD, até tópicos aprofundados sobre conceitos e teorias. Caso algum tópico de seu interesse que não tenha sido abordado entre em contato. Este conteúdo ...

Arquivos, Classificação & Banco de Dados

Neste post apresento vídeos sobre a Sistemas de Informação, Modelagem conceitual, Organização, Ordenação e Pesquisa de Dados e Banco de Dados. O objetivo é oferecer livremente sob licença Creative Commons (Uso não-comercial – Vedada a criação de obras derivadas) para alunos de computação para que disponham de material complementar para as suas aulas. Este pequeno vídeo mostra como utilizar as ...

O que está acontecendo com a Juventude?

Nos últimos 10 anos, apenas quatro cursos da UFRGS apresentaram crescimento na densidade de alunos por vaga: três da área de Artes (Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Teatro) e um de Ciências Exatas e da Terra (Ciência da Computação). O destaque negativo é a ausência de cursos das Ciências Naturais e Engenharias entre os ...

Motivando os alunos na sala de aula

Um dos maiores desafios que os professores enfrentam hoje é manter os alunos envolvidos nas aulas. Quer a aula seja online ou presencial, às vezes pode parecer que os alunos não estão motivados para participar. Mas por que isso acontece? Existem muitos motivos pelos quais os alunos podem não se sentir engajados. Alguns podem estar cansados ​​ou estressados. Outros podem ...

Escolha um bom orientador e tenha futuro!

Responda: Você é competitivo? Se a resposta for positiva leia esta crônica. Se você é um bom aluno de graduação ou se já se formou e pretende continuar seus estudos para a obtenção de um mestrado ou um doutorado continue a ler, este assunto é muito importante. No artigo "As Universidades brasileiras são competitivas?" discuto os problemas que são criados por ...

Dados, Informação e Conhecimento

A palavra Dados vem do latim datum isto é algo oferecido, dado. Esta é a significação de dados: algo que está disponível que foi oferecido. Então é possível entender que dados constitui-se no material bruto, naquilo que foi disponibilizado ou oferecido. É claro que um material bruto é importante, mas tem um valor limitado. É o mesmo que exportar minério ...

Precisamos de alunos em tempo integral!

Hoje estou voltando ao assunto da qualidade do estudo nas Universidades brasileiras. Discuti, anteriormente, o problema da enorme carga de horas-aula impostas aos alunos. A realidade de muitos alunos de graduação em tempo parcial apresenta desafios significativos para o processo de ensino e aprendizagem. Esses alunos frequentemente enfrentam limitações de tempo devido a compromissos como trabalho e família, o que reduz ...

Vamos descartar os professores idosos?

É urgente repensarmos os critérios excludentes da academia e reconhecer o valor que pesquisadores seniores trazem para a formação de nossos alunos e para o desenvolvimento de projetos. A pressão por índices CAPES, embora fundamental para avaliações, tem levado coordenadores de programas de pós-graduação a excluir profissionais experientes, em uma busca exclusiva por aqueles que atendem a métricas de publicação ...

CC e Humanidades: computadores, criatividade, estética e qualidade

Publicado em: Perspectivas e Grandes Desafios da Computação no Brasil 2006-2016 - SBC Justificativa do desafio: Vou conduzir esta proposta como uma sequência de tópicos que levam a uma conclusão resultante de diferentes percepções complementares de uma mesma realidade. Os computadores foram utilizados inicialmente como máquinas de calcular seguindo a sequência de ábacos, réguas de cálculo, máquinas diferenciais, calculadores mecânicos, ...

Horizonte 2026 das pós-graduações em computação

Continuando em uma análise do que deve ser a qualidade em um programa de Pós-graduação em Ciência da Computação estou apresentando algumas percepções e ideias para o futuro. Inicialmente vou escrever um pouco sobre a evolução, no sentido de variação ao logo dos tempos, da minha experiência pessoal no PPGC da UFRGS. Entretanto, estas considerações são razoavelmente válidas para os ...

Avaliação da qualidade na pós-graduação

A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...

Sobre os programas de pós-graduação em Computação – Carta de Búzios 2007

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2007, reuniu-se em Búzios um grupo de 19 pesquisadores, membros dos comitês da CAPES e do CNPq, da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e da ABC – Academia Brasileira de Ciências. O objetivo da reunião foi analisar a evolução da área de Computação no Brasil, com vistas a ...

Quantas universidades haverá no futuro – A Resposta.

Quantas Universidades haverá no futuro? Meu primeiro impulso foi escrever: "A resposta é 42"! Mas esta discussão, lançada pelo Sílvio Meira, na lista sbc-l me fez pensar e tratar deste assunto com mais profundidade. Será que o problema está corretamente enunciado? Vejamos o texto provocativo citado pelo Sílvio e produzido por relatório do Banco Mundial de 2009 sobre world-class universities: ...

As Universidades se esqueceram que são IES – Instituições de Ensino Superior

Hoje as Universidades avaliam seus professores quase que exclusivamente por suas atividades de pesquisa e por suas publicações. Tenho escrito sobre a avaliação na pós-graduação, mas agora vou começar a tratar um pouco da avaliação dos professores na graduação e na missão das Universidades.  É preciso entender o que é uma Universidade. Há bastante tempo publiquei uma crônica sobre “Deem ...

Ensino Híbrido, desafios e vantagens

O ensino híbrido tem se consolidado como um modelo essencial na educação universitária, especialmente após a transição abrupta para o ensino remoto em 2020. No contexto da universidade, onde os alunos estão imersos em uma variedade de responsabilidades acadêmicas, profissionais e pessoais, essa metodologia oferece uma série de benefícios, mas também apresenta desafios que precisam ser abordados de maneira estratégica ...

Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – UNESCO

Este texto aborda a rápida ascensão das ferramentas de IA Generativa (IAGen) e a lacuna entre o avanço tecnológico e a regulamentação nacional em muitos países. As preocupações principais giram em torno da privacidade dos dados dos usuários, com foco particular na educação, onde as instituições ainda não estão preparadas para validar essas ferramentas de maneira adequada. A UNESCO, em ...