Neste post apresento vídeos sobre Modelagem Conceitual. O objetivo é oferecer conteúdo para que alunos e professores de computação disponham de material complementar para as suas aulas. Este conteúdo é orientado para a seção da Engenharia de Software tratando da análise do ambiente e requisitos do sistema a ser desenvolvido, também é adequado para a Modelagem Conceitual necessária para o projeto de Banco de Dados. O material aborda a análise de ambiente e requisitos de sistemas, sendo também indispensável para o projeto de Banco de Dados. Além de oferecer um conteúdo didático, com exemplos claros e práticos, ele se alinha perfeitamente com as miniaulas em vídeo que venho disponibilizando, proporcionando uma experiência de ensino mais completa e envolvente para os alunos. Este livro será um recurso valioso para enriquecer suas aulas e garantir um aprendizado mais sólido. Periodicamente será adicionado uma nova miniaula sobre o tema, assine o canal para se manter atualizado. O pequeno vídeo, abaixo, mostra como utilizar as miniaulas para suportar seu curso. Adicionalmente escrevi um livro texto para complementar as aulas, espero que este material seja útil para os professores e alunos.
Como usar as miniaulas listadas a seguir para apoiar seu curso

  1. Dados, Informação e Conhecimento: Neste vídeo mostro a diferença entre dados, informação e conhecimento. Dados podem ser definidos como informações brutas, ou seja, não tratadas. A informação consiste no significado associado aos dados, e no conhecimento existe a compreensão do significado da informação. Dados são representados em arquivos lógicos definidos nos programas de aplicação para poderem ser processados digitalmente e armazenados em meios físicos para garantir sua permanência.
  2. Sistemas de Informação: falhando por décadas? Como os Sistemas de Informação se tornaram mais complexos, precisamos muito mais habilidades e conhecimento para realizar uma Modelagem da Realidade consistente. O desenvolvimento de modelos da realidade passa por várias etapas onde devemos considerar aspectos não apenas de Ciência da Computação, mas de Ciências Cognitivas como Filosofia, Lógica, Semiótica e Psicologia.
  3. Complexidade de Sistemas de Informação – O projeto de sistemas de informação é uma atividade complexa. Esta complexidade é consequência da dificuldade de compreensão da realidade. Aqui apresento o problema e a forma de tratá-lo bem como o apresento o esquema do processo de desenvolvimento de um sistema de informação (a engenharia).
  4. Modelagem Conceitual – Representar a realidade em um modelo conceitual depende de nossa percepção do mundo. Todo o processo é bastante complexo para ser realizado, passa pela percepção da realidade, de sua descrição informal até a formalização e criação do esquema conceitual. Aqui é apresentada a introdução a este problema, o assunto “Complexidade de Sistemas de Informação” é tratado no vídeo com este nome, sugiro fortemente que o assistam.
  5. A evolução da Modelagem Conceitual – Aqui apresento neste vídeo uma ampla visão de como evoluiu a Modelagem Conceitual desde as réguas de fluxograma até as ontologias. Este é um conteúdo essencial para compreender a evolução da Modelagem Conceitual.
  6. O que é Ontologia? – Usamos muito o conceito de Ontologia na modelagem conceitual. Mas o que é realmente uma ontologia para a computação? Neste vídeo mostro a origem deste conceito e como o adaptamos para a utilização como um instrumento de modelagem conceitual.
  7. Ontologia – Conceitos – Após um primeiro vídeo apresentando Ontologias tais como as utilizamos em ciência da computação começo a detalhar mais o que são ontologias. Neste vídeo apresento a forma de representar o conhecimento na forma de redes (treliças), de representação gráfica e seu correspondente formal. Estes exemplos servem para mostrar que o conhecimento humano deve ser representado para ser processado automaticamente. Para este processamento é necessário que conheçamos o processo lógico de inferência, aqui mostro os quatro tipos de inferência. Finalmente apresento o problema de equivalência e mapeamento de ontologias.
  8. Semiótica e representação – Aqui chegamos a um nível mais alto no estudo da Modelagem Conceitual: Como representar a realidade a partir da percepção das coisas e características, seu mapeamento em símbolos. São apresentados os conceitos desenvolvidos por Peirce, Ferdinand de Saussure e as críticas de Schopenhauer sobre a escrita. Este tópico deveria ser parte integrante dos cursos de computação nos aspectos ligados a Sistemas de Informação.