Pós-graduação em Computação na UFRGS

Atualizado há 1 mês


Para o Mestrado algo muito importante para um candidato é justificar seus objetivos e seus pré-requisitos, para isto uma Carta de Motivação. Procure buscar informações sobre as atividades de pesquisa que tenho desenvolvido, veja as teses e dissertações orientadas e procure entender sua visão de mundo. Estou procurando candidatos motivados

O ingresso do aluno no Doutorado em Ciência da Computação pressupõe o vínculo a um professor orientador estabelecido já no processo seletivo. O objetivo é fomentar o início do trabalho de pesquisa de doutorado o mais cedo possível. Não há disciplinas obrigatórias para todos os alunos, já que o Programa inclui um espectro bem amplo de linhas de pesquisa. O elenco de disciplinas é construído para garantir que cada aluno curse disciplinas consideradas básicas em sua linha de pesquisa e ainda tenha liberdade para escolher, em comum acordo com seu orientador, disciplinas avançadas que complementem sua formação como pesquisador. É oferecido um número razoável e adequado de disciplinas de Tópicos Especiais, algumas visando aproveitar a vinda de professores visitantes ou a exploração de temas novos, antes de oferecê-los como disciplinas regulares.

Requisitos específicos do doutorado, preliminares ao trabalho de tese propriamente dito, são:

(1) um Exame de Qualificação em Abrangência, na forma de uma prova oral, e

(2) uma Proposta de Tese que, apresentada ao término dos 2 primeiros anos de curso, corresponde a um detalhamento do projeto de tese.

O PPGC dispõe, a cada ano, de diversas bolsas de estudo. A maioria das bolsas são provenientes das agências de fomento (CAPES e CNPq), gerenciadas pela coordenação do curso.


Atualmente tenho interesse em alunos para trabalhar nas áreas de:

(1) Sensibilidade ao contexto em uma forma ampla. Temos trabalhado muito na área de Ensino, mas aplicações de Sensibilidade ao Contexto em outras áreas são bem-vindas. Em particular, o tema da Smart Cities e Smart Environments, principalmente quando ligados a Universidades e ensino, são de grande interesse.

(2) Redes sociais acadêmicas considerando as possibilidades de análise de avaliação e recomendação de temas de pesquisa.

        (4) Temas na área de Modelagem Conceitual, vejam minhas publicações mais recentes.

 


Para orientar sua decisão sugiro a leitura desta crônica sobre a escolha da Universidade e do Orientador.

Que características considero como sendo essenciais para um bom candidato o ao doutorado:

(1) Motivado(a) para a pesquisa. Pesquisa é uma atividade que requer tipo para a maturação. Alguém que aceita e quer fazer um doutorado deve saber que irá “dar duro” nos próximos quatro anos, mas terá uma recompensa de competitividade para o resto da vida.

(2) Já ter demonstrado atividade de pesquisa com bolsa de Iniciação Científica e alguma publicação no mestrado. Para alunos de graduação desejando a entrada direta no doutorado, um currículo exemplar é essencial e demonstração de produção mediante publicação(ões) durante o curso.

(3) Querer trabalhar em algum dos tópicos citados acima.

(4) Estar disposto(a) a um estágio em alguma boa Universidade no exterior (temos ótimos contatos).

Se você está interessado e tem as características citadas, entre em contato comigo. Não se esqueça que você deve demonstrar o motivo de seu interesse e deixar claro qual a sua possível contribuição na pesquisa. Uma mensagem de interesse em uma posição, pode ser de doutorando ou em uma empresa, deve vender a sua competência; justificar porque você deve ser aceito ou contratado e deixar claro quais foram as suas principais conquistas e trabalhos anteriores. A proposta de doutorado é um processo de alguns meses para a elaboração de um projeto consistente de tese. Para conhecer a lista de meus ex orientandos e as pesquisas desenvolvidas veja a Árvore Acadêmica.


 

 

(Acessos 354)