Atualizado em 19/maio/2020
Depois de ser aprovado no Exame de Qualificação, o aluno deve obter o acordo de um membro do corpo docente do departamento como orientador. Além disso, o aluno deve formar um Comitê de Leitura da Dissertação composto pelo orientador e, pelo menos, dois leitores adicionais. Isto deverá ser feito no prazo de um ano após o exame de qualificação. O aluno deve apresentar a proposta de tese em reunião pelo menos nove meses antes da data prevista de diplomação. O objetivo da apresentação oral de tese é permitir aos alunos um melhor feedback formativo de seu Comitê de Leitura orientando a direção a tomar para concluir com êxito uma dissertação de qualidade. O formato sugerido deve incluir:
- Uma descrição do problema de pesquisa e sua importância;
- A descrição do trabalho anterior na área e o “estado da arte”;
- Uma descrição do trabalho preliminar que o aluno realizou sobre o problema, e os resultados desse trabalho de pesquisa;
- Um esboço do trabalho restante a ser feito e um cronograma para realizá-la.
A Universidade exige um exame oral da tese. Tradicionalmente, o formato da defesa é uma apresentação pública com duração de aproximadamente uma hora, seguido por perguntas da comissão examinadora em uma sessão privada. (Tempo total de 3 horas no máximo). A banca da defesa deve ter pelo menos cinco membros que incluem um presidente e quatro vogais. Quatro dos cinco devem ser membros do Conselho Acadêmico.
Comentário: Esta estrutura de proposta e defesa é bastante semelhante às normalmente existentes em nossas Universidades.
Posts da série:
- O que é um bom programa de pós-graduação?
- Doutorado em Computação (Stanford I – Escolha do grupo e do orientador)
- Doutorado em Computação (Stanford II – Os cursos)
- Doutorado em Computação (Stanford III – A seleção para o doutorado)
- Doutorado em Computação (Stanford IV – O exame de qualificação)
- Doutorado em Computação (Stanford V – A tese)
- Doutorado em Computação (Stanford VI – Os custos)