CNPq cria modalidade de Doutorado Acadêmico Industrial
A proposta é que o doutorando precisa, além de produção científica e defesa da tese, gerar no final um produto que possa ser aplicado no setor produtivo. Nas atividades de pré-doutorado um projeto deverá ser elaborado em colaboração com o setor industrial Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) ...
Tecnólogos, bacharéis, mestres etc.
Ocorreu uma discussão na lista da SBC sobre curso de tecnólogos. Resolvi organizar algum material que tenho sobre cursos e objetivos. A discussão é preocupante pois está muito centrada em eventuais direitos de candidatos em concursos públicos. O tema central e substantivo deveria ser: qual o objetivo de cada modalidade de curso? Certamente estamos com um problema no ensino da computação, ...
Instituto de Informática, comemoração dos 10 anos (1999)
Uma década formando talentos Dando início às comemorações dos dez anos do Instituto de Informática, a serem completados no dia 9 de novembro de 1999, vamos falar um pouco de sua criação... Tudo começou em 1967, quando o reitor José Carlos da Fonseca Milano instituiu a Comissão Organizadora do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, presidida pelo professor Manoel ...
Declaração de Bolonha
A Declaração de Bolonha de 19 de Junho de1999 visa: Para assegurar que o sistema europeu do ensino superior consiga adquirir um grau de atração mundial semelhante ao das suas extraordinárias tradições cultural e científica, delinearam-se os seguintes objetivos a serem atingidos na primeira década do terceiro milênio: Promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do ...
A busca da internacionalização
O Brasil, ou pelo menos a academia brasileira, está passando por uma onda de internacionalização e resolvi tratar este tema com mais profundidade. O que é realmente internacionalização? Para mim é termos a qualidade para o reconhecimento mundial. O samba e o carnaval brasileiros são realmente internacionalizados, em qualquer lugar do mundo são reconhecidos. A caipirinha, também, na semana passada em Praga ...
MOOCs, benção ou maldição?
Um editorial do Editor em Chefe da revista Communications of the ACM, Moshe Vardi: “Will MOOCs Destroy Academia?” trata o assunto com certo detalhe. Este editorial (CACM, v. 55, n. 11, p. 5) está focado exatamente nos MOOCs como uma ferramenta que pode revolucionar o ensino... É importante a leitura completa do texto original. Concordo completamente com as opiniões ali ...
Alternativa para a avaliação das pós
A avaliação dos programas de pós-gardauação no Brasil está atingindo um nível de impossibilidade de manipulação de dados. Além disto estamos com uma visão estreita sobre os indicadores. Obtive informações provenientes de uma pessoa muito experiente na avaliação da pós da Finlândia, onde todas as universidades são gratuitas e tem financiamento público. Para avaliar pesquisadores eles consideram um pool de índices, onde H e ...
Complexidade e vida real
Sempre tive dificuldade de explicar para meus alunos de Classificação e Pesquisa de Dados a grande diferença entre a complexidade de um algoritmo e os problemas das implementações reais. No terceiro semestre a troca de contexto tratando o mesmo problema não parece evidente. Estava lendo a Communications of the ACM quando encontrei um artigo muito bom para resolver meu problema 10 ...
Vamos estudar no exterior?
Quando voltei ao Brasil, após o doutorado concluído no IMAG, éramos entre 60 e 70 Doutores em Computação em todo o país. Essa era uma pequena comunidade em que todos se conheciam, e sabiam que pesquisas e áreas estavam em desenvolvimento no país. Por outro lado a capacidade de pesquisa e de formação era bastante reduzida em CC. Naquela época, ...
Precisamos de alunos em tempo integral!
Hoje estou voltando ao assunto da qualidade do estudo nas Universidades brasileiras. Discuti, anteriormente, o problema da enorme carga de horas-aula impostas aos alunos. O assunto gerou uma ampla discussão com comentários no site e debates aqui no Instituto. Minha conclusão é que como os alunos são em grande parte de tempo parcial é preciso usar a antiga prática de “ensinar” tudo ...
AdaptWeb – plataforma para EAD adaptativa
O AdaptWeb® é um SA de EAD baseado na Web desenvolvido através de uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UEL (Universidade Estadual de Londrina) com colaboração do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desde 2005 a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) participa ativamente no desenvolvimento e melhorias do ambiente. É ...
Por uma reforma universitária
Minha posição tem sido a de que as Universidades brasileiras estão demasiadamente inflacionadas com cargos em comissões, com inúmeras comissões, com cursos infindáveis (acho que só a Engenharia deve ter umas 14 engenharias). Os CC geram toda uma politicagem nas Universidades com apoios a chapas que garantam posições remuneradas na administração. Isto é o mesmo que acontece com a absurda ...
Planejamento para um curso no exterior
Sair para um período longo para fazer uma especialização, mestrado ou doutorado no exterior é uma decisão difícil de ser tomada. Uma vez tomada a decisão, algumas atividades e precauções podem ser muito úteis para aumentar a chance de bons resultados na tarefa. Aqui apresento um check-list de atividades e sugestões para o seu sucesso. A primeira atividade é conhecer ...
Pós-graduação em computação e a indústria
Leitura recomendada:um texto sobre a primeira fase do Projeto ProTeM-CC do CNPq, apresentado em 1996 no SECOMU, para uma comparação entre o que se pensava na época e a situação atual. Para que formar doutores? Parece que a primeira resposta seria que no Brasil serve para que estes doutores formem novos doutores! E os mestres? Estes não podem se reproduzir ...