Os posts estão listados por ordem de atualização. A janela de pesquisa permite encontrar um tópico específico. 


Pós-doc no Inf-UFRGS

Após o término do Doutorado, os novos Ph.Ds. precisam encarar uma escolha: buscar uma colocação profissional na Indústria, candidatar-se a vagas de professor em universidades públicas ou privadas ou, ainda, tentar inserir-se em centros de pesquisa ou empresas que invistam em pesquisa. Para tornar esta transição mais suave e produtiva, o Instituto de Informática da UFRGS oferta aos interessados um ...

Monografias

Esta página foi inicialmente elaborada pela Profa. Mara Abel do Instituto de Informática da UFRGS e é um auxílio importante para orientar a elaboração de monografias em Computação. A seguir desenvolvi uma série de páginas, importantes para auxiliar seus estudos, que estão listadas em "Graduação". O que é uma monografia? É a descrição, através de um texto com formato pré-definido, ...

Avaliação dos cursos de computação – CAPES 2013

Avaliação Trienal 2013 Na Avaliação Trienal 2013, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. Os pedidos de reconsideração quanto ao resultado da Avaliação foram encaminhados no período de 10 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014. No total, 550 PPGs reivindicaram reanálise de ...

UFRGS Missão França: alunos preparados para o intercâmbio

Alunos do INF e da Escola de Engenharia partirão em agosto O projeto CAPES/Brafitec EcoSud, coordenado pelo professor Lucas Mello Schnorr, dá prosseguimento a interação entre o INF e o INP de Grenoble (ENSIMAG, GI, PHELMA), na França. Para essa edição de 2017/2018 uma nova turma está se preparando para iniciar a missão de estudos no país europeu, todos no âmbito de um acordo ...

Cursos quantidade e qualidade, o que é melhor?

Recentemente foi publicado o resultado do ENEM por escola. Com a atual mania de serem criadas classificações (1.000 lugares para ver antes de morrer, as 100 melhores universidades no mundo ou, pior, os 1.000 melhores pesquisadores da América Latina) logo saíram listas e análises nos meios de divulgação sobre as melhores escolas, todas baseadas neste indicador único! Logo após, o ...

Presidente da Capes defende debate amplo sobre o sistema de pós-graduação brasileira

Os desafios orçamentários atuais afetam o futuro da expansão da pesquisa acadêmica no país. Além disso, para Abílio Baeta Neves, as universidades precisam voltar a ser protagonistas na discussão sobre qual o sistema mais adequado para o avanço acadêmico É inegável o papel estratégico da Capes para o sistema acadêmico brasileiro. A instituição é responsável pela concessão de aproximadamente 100 ...

CNPq cria modalidade de Doutorado Acadêmico Industrial

A proposta é que o doutorando precisa, além de produção científica e defesa da tese, gerar no final um produto que possa ser aplicado no setor produtivo. Nas atividades de pré-doutorado um projeto deverá ser elaborado em colaboração com o setor industrial Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) ...

Tecnólogos, bacharéis, mestres etc.

Ocorreu uma discussão na lista da SBC sobre curso de tecnólogos. Resolvi organizar algum material que tenho sobre cursos e objetivos. A discussão é preocupante pois está muito centrada em eventuais direitos de candidatos em concursos públicos. O tema central e substantivo deveria ser: qual o objetivo de cada modalidade de curso? Certamente estamos com um problema no ensino da computação, ...

Para que Diploma?

Esta crônica surgiu como reação a um artigo publicado no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre com o título: Diploma só de parede. Outro fato motivador foi uma discussão em uma lista do Google sobre EAD onde me pareceu que estava sendo dado valor demasiado a diplomas de pós-graduação a distância quando penso que o centro da discussão deva ser ...

Instituto de Informática, comemoração dos 10 anos (1999)

Uma década formando talentos Dando início às comemorações dos dez anos do Instituto de Informática, a serem completados no dia 9 de novembro de 1999, vamos falar um pouco de sua criação... Tudo começou em 1967, quando o reitor José Carlos da Fonseca Milano instituiu a Comissão Organizadora do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, presidida pelo professor Manoel ...

A qualidade do Ensino depende do número de horas-aula?

Em agosto de 2011 postei um artigo no blog que causou uma discussão intensa. O tema era sobre a quantidade de alunos que trabalham durante o curso. Foram 27 mensagens diretas, 11 comentários no blog e 1635 acessos ao artigo! Depois disto surgiu uma discussão no Instituto, o tema proposto foi: “O que vocês acham de um curso chegar a ...

Caos!

Cada ato humano é um engajamento de toda a Humanidade. Jean Paul Sarte L'existentialisme est un humanisme Estava escrevendo um texto sobre o planejamento da carreira acadêmica, mas vai ficar para o próximo mês. Mas não consegui, a revolta contra a bagunça não deixou. Hoje escrevo sobre um maligno conhecido nosso o Caos! Como o Demônio ele se infiltra, corrompe, ...

Declaração de Bolonha

A Declaração de Bolonha de 19 de Junho de1999 visa: Para assegurar que o sistema europeu do ensino superior consiga adquirir um grau de atração mundial semelhante ao das suas extraordinárias tradições cultural e científica, delinearam-se os seguintes objetivos a serem atingidos na primeira década do terceiro milênio: Promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do ...

A busca da internacionalização

   O Brasil, ou pelo menos a academia brasileira, está passando por uma onda de internacionalização e resolvi tratar este tema com mais profundidade. O que é realmente internacionalização? Para mim é termos a qualidade para o reconhecimento mundial. O samba e o carnaval brasileiros são realmente internacionalizados, em qualquer lugar do mundo são reconhecidos. A caipirinha, também, na semana passada em Praga ...

MOOCs, benção ou maldição?

Um editorial do Editor em Chefe da revista Communications of the ACM, Moshe Vardi: “Will MOOCs Destroy Academia?” trata o assunto com certo detalhe. Este editorial (CACM, v. 55, n. 11, p. 5) está focado exatamente nos MOOCs como uma ferramenta que pode revolucionar o ensino... É importante a leitura completa do texto original. Concordo completamente com as opiniões ali ...

Alternativa para a avaliação das pós

A avaliação dos programas de pós-gardauação no Brasil está atingindo um nível de impossibilidade de manipulação de dados. Além disto estamos com uma visão estreita sobre os indicadores.  Obtive informações provenientes de uma pessoa muito experiente na avaliação da pós da Finlândia, onde todas as universidades são gratuitas e tem financiamento público. Para avaliar pesquisadores eles consideram um pool de índices, onde H e ...

As melhores Universidades Públicas do Brasil

O Guia do Estudante da Abril tem uma classificação das universidades baseada na avaliação de seus cursos. A seguir a classificação da melhores universidades públicas do Brasil. Notem que como qualquer classificação esta é baseada em uma dimensão: a qualidade de seus cursos. Entretanto a qualidade de cada curso tem, por sua vez, múltiplas dimensões ponderadas para chegar ao número de ...

Complexidade e vida real

Sempre tive dificuldade de explicar para meus alunos de Classificação e Pesquisa de Dados a grande diferença entre a complexidade de um algoritmo e os problemas das implementações reais. No terceiro semestre a troca de contexto tratando o mesmo problema não parece evidente.  Estava lendo a Communications of the ACM quando encontrei um artigo muito bom para resolver meu problema 10 ...