Os posts estão listados por ordem de atualização. A janela de pesquisa permite encontrar um tópico específico.
Cursos quantidade e qualidade, o que é melhor?
Recentemente foi publicado o resultado do ENEM por escola. Com a atual mania de serem criadas classificações (1.000 lugares para ver antes de morrer, as 100 melhores universidades no mundo ou, pior, os 1.000 melhores pesquisadores da América Latina) logo saíram listas e análises nos meios de divulgação sobre as melhores escolas, todas baseadas neste indicador único! Logo após, o ...
Presidente da Capes defende debate amplo sobre o sistema de pós-graduação brasileira
Os desafios orçamentários atuais afetam o futuro da expansão da pesquisa acadêmica no país. Além disso, para Abílio Baeta Neves, as universidades precisam voltar a ser protagonistas na discussão sobre qual o sistema mais adequado para o avanço acadêmico É inegável o papel estratégico da Capes para o sistema acadêmico brasileiro. A instituição é responsável pela concessão de aproximadamente 100 ...
CNPq cria modalidade de Doutorado Acadêmico Industrial
A proposta é que o doutorando precisa, além de produção científica e defesa da tese, gerar no final um produto que possa ser aplicado no setor produtivo. Nas atividades de pré-doutorado um projeto deverá ser elaborado em colaboração com o setor industrial Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) ...
Tecnólogos, bacharéis, mestres etc.
Ocorreu uma discussão na lista da SBC sobre curso de tecnólogos. Resolvi organizar algum material que tenho sobre cursos e objetivos. A discussão é preocupante pois está muito centrada em eventuais direitos de candidatos em concursos públicos. O tema central e substantivo deveria ser: qual o objetivo de cada modalidade de curso? Certamente estamos com um problema no ensino da computação, ...
Para que Diploma?
Esta crônica surgiu como reação a um artigo publicado no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre com o título: Diploma só de parede. Outro fato motivador foi uma discussão em uma lista do Google sobre EAD onde me pareceu que estava sendo dado valor demasiado a diplomas de pós-graduação a distância quando penso que o centro da discussão deva ser ...
Instituto de Informática, comemoração dos 10 anos (1999)
Uma década formando talentos Dando início às comemorações dos dez anos do Instituto de Informática, a serem completados no dia 9 de novembro de 1999, vamos falar um pouco de sua criação... Tudo começou em 1967, quando o reitor José Carlos da Fonseca Milano instituiu a Comissão Organizadora do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, presidida pelo professor Manoel ...
A qualidade do Ensino depende do número de horas-aula?
Em agosto de 2011 postei um artigo no blog que causou uma discussão intensa. O tema era sobre a quantidade de alunos que trabalham durante o curso. Foram 27 mensagens diretas, 11 comentários no blog e 1635 acessos ao artigo! Depois disto surgiu uma discussão no Instituto, o tema proposto foi: “O que vocês acham de um curso chegar a ...
Caos!
Cada ato humano é um engajamento de toda a Humanidade. Jean Paul Sarte L'existentialisme est un humanisme Estava escrevendo um texto sobre o planejamento da carreira acadêmica, mas vai ficar para o próximo mês. Mas não consegui, a revolta contra a bagunça não deixou. Hoje escrevo sobre um maligno conhecido nosso o Caos! Como o Demônio ele se infiltra, corrompe, ...
Declaração de Bolonha
A Declaração de Bolonha de 19 de Junho de1999 visa: Para assegurar que o sistema europeu do ensino superior consiga adquirir um grau de atração mundial semelhante ao das suas extraordinárias tradições cultural e científica, delinearam-se os seguintes objetivos a serem atingidos na primeira década do terceiro milênio: Promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do ...
A busca da internacionalização
O Brasil, ou pelo menos a academia brasileira, está passando por uma onda de internacionalização e resolvi tratar este tema com mais profundidade. O que é realmente internacionalização? Para mim é termos a qualidade para o reconhecimento mundial. O samba e o carnaval brasileiros são realmente internacionalizados, em qualquer lugar do mundo são reconhecidos. A caipirinha, também, na semana passada em Praga ...
MOOCs, benção ou maldição?
Um editorial do Editor em Chefe da revista Communications of the ACM, Moshe Vardi: “Will MOOCs Destroy Academia?” trata o assunto com certo detalhe. Este editorial (CACM, v. 55, n. 11, p. 5) está focado exatamente nos MOOCs como uma ferramenta que pode revolucionar o ensino... É importante a leitura completa do texto original. Concordo completamente com as opiniões ali ...
Alternativa para a avaliação das pós
A avaliação dos programas de pós-gardauação no Brasil está atingindo um nível de impossibilidade de manipulação de dados. Além disto estamos com uma visão estreita sobre os indicadores. Obtive informações provenientes de uma pessoa muito experiente na avaliação da pós da Finlândia, onde todas as universidades são gratuitas e tem financiamento público. Para avaliar pesquisadores eles consideram um pool de índices, onde H e ...
As melhores Universidades Públicas do Brasil
O Guia do Estudante da Abril tem uma classificação das universidades baseada na avaliação de seus cursos. A seguir a classificação da melhores universidades públicas do Brasil. Notem que como qualquer classificação esta é baseada em uma dimensão: a qualidade de seus cursos. Entretanto a qualidade de cada curso tem, por sua vez, múltiplas dimensões ponderadas para chegar ao número de ...
Complexidade e vida real
Sempre tive dificuldade de explicar para meus alunos de Classificação e Pesquisa de Dados a grande diferença entre a complexidade de um algoritmo e os problemas das implementações reais. No terceiro semestre a troca de contexto tratando o mesmo problema não parece evidente. Estava lendo a Communications of the ACM quando encontrei um artigo muito bom para resolver meu problema 10 ...
Vamos estudar no exterior?
Quando voltei ao Brasil, após o doutorado concluído no IMAG, éramos entre 60 e 70 Doutores em Computação em todo o país. Essa era uma pequena comunidade em que todos se conheciam, e sabiam que pesquisas e áreas estavam em desenvolvimento no país. Por outro lado a capacidade de pesquisa e de formação era bastante reduzida em CC. Naquela época, ...
Quantas universidades haverá no futuro – A Resposta.
Quantas Universidades haverá no futuro? Meu primeiro impulso foi escrever: "A resposta é 42"! Mas esta discussão, lançada pelo Sílvio Meira, na lista sbc-l me fez pensar e tratar deste assunto com mais profundidade. Será que o problema está corretamente enunciado? Vejamos o texto provocativo citado pelo Sílvio e produzido por relatório do Banco Mundial de 2009 sobre world-class universities: ...
Precisamos de alunos em tempo integral!
Hoje estou voltando ao assunto da qualidade do estudo nas Universidades brasileiras. Discuti, anteriormente, o problema da enorme carga de horas-aula impostas aos alunos. O assunto gerou uma ampla discussão com comentários no site e debates aqui no Instituto. Minha conclusão é que como os alunos são em grande parte de tempo parcial é preciso usar a antiga prática de “ensinar” tudo ...
Pós-graduação em Computação na UFRGS
O ingresso no Mestrado está associado diretamente a um bom desempenho no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). As regras para o processo de seleção de cada ano são informadas no site do programa. O ingresso do aluno no Doutorado em Ciência da Computação pressupõe o vínculo a um professor orientador estabelecido já no processo ...