Confissões: A Universidade ontem, hoje e amanhã
Não esperem algo inspirado em Rousseau, esta crônica é mais uma análise da história de nossas Universidades Públicas nestas últimas décadas; em particular de minha Universidade. O título procura mostrar que o conteúdo é muito mais decorrente da minha vivência pessoal do que de uma análise acadêmica baseada em dados quantitativos e análise formal. Mas considero que as experiências vividas ...
O que é um bom programa de pós-graduação?
Qual o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência? Uma forma de tratar o assunto é a realização de benchmarks, ou seja de comparações com os programas reconhecidos mundialmente. Nos rankings internacionais as universidades brasileiras não estão bem classificadas. O que se passa, como podemos melhorar esta situação? Talvez utilizando descrições de boas universidades internacionais com ênfase na ...
Modelo Atual de Doutorado, a alternativa empresarial
Em um artigo [1] encontramos esta análise: We show that the reproduction rate in academia is very high. For example, in engineering, a professor in the US graduates 7.8 new PhDs during his/her whole career on average, and only one of these graduates can replace the professor’s position. This implies that in a steady state, only 12.8% of PhD graduates ...
Sumário: Mudanças na Universidade
Com um longo período de afastamento físico devido à COVID muita coisa mudou. Uma crise sempre desencadeia mudanças importantes de comportamento, muitos problemas que não foram enfrentados surgem com toda a força. As Universidades são tradicionalmente conservadoras e não gostam de mudanças mas a pandemia obrigou a muitas mudanças e mudanças radicais tendo evidenciado problemas já existentes. Considerando este fato ...
Conferências no Brasil e no exterior
As conferências internacionais são eventos de grande relevância no cenário acadêmico, congregando habitualmente uma audiência diversificada composta por doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores e professores universitários. É importante salientar que as conferências realizadas no Brasil se destacam pela expressiva presença de alunos de graduação, o que enriquece ainda mais o ambiente acadêmico com uma multiplicidade de vozes e abordagens. Este fenômeno é ...
Uma nova maneira de ensinar em tempos de Inteligência Artificial
A onipresença dos ensaios acadêmicos na educação é uma tradição duradoura que vai além da simples avaliação do conhecimento dos alunos. Essas tarefas têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades críticas e de comunicação, incentivando a reflexão sobre diversas temáticas. No entanto, com o surgimento de grandes modelos de linguagem e a facilidade de geração de conteúdo pela Inteligência ...
Ensino de computação e história
Nenhum aluno de física deixa de conhecer a história da ciência. Todos conhecem os Curie, Thompson, De Broglie, Schoenberg e outros. Isso é essencial para o entendimento da evolução da Física. O conhecimento da história da ciência é um alicerce crucial para qualquer estudante de física. Ao mergulhar nos trabalhos de renomados cientistas como Marie Curie, descobridora dos elementos polônio ...
Bacharelado & formações rápidas
Comparar um bacharelado em computação com formações rápidas na área de tecnologia requer análise de vários aspectos, incluindo duração, profundidade do conhecimento, oportunidades de carreira e mais. Aqui estão alguns pontos de comparação: Duração e Intensidade: Bacharelado em Computação: Geralmente, um bacharelado em computação tem duração de 3 a 4 anos em período integral. Oferece uma educação abrangente, com cursos ...
Por um mundo novo na Universidade e Pesquisa
Tenho percebido um mal-estar e problemas em nossas Universidades e nas atividades de pesquisa, um desalinhamento com as expectativas de mercado e com objetivos de vida de muitos estudantes. Como professor e pesquisador na Universidade há décadas isso me preocupa e me faz desenvolver análises e propor soluções. Espero que a comunidade de computação e de educação em computação aprofunde ...
Uma história de EaD e similares
Passamos por uma séria crise no ensino, mas mesmo em situações de grande perigo e dramas surgem resultados bons. Após a grande peste em Florença tivemos o Renascimento, após a II WW tivemos a difusão da penicilina, após a COVID-19 teremos a renovação do Ensino. A história que vou contar é uma auto autobiografia focada nesta dimensão do ensino e, ...
As Universidades vazias (ou quase)
Tenho grandes preocupações em relação ao esvaziamento e desmobilização das universidades, bem como a percepção de que muitas aulas podem parecer para os alunos em perda de tempo, especialmente em cursos teóricos. É verdade que a pandemia acelerou algumas tendências pré-existentes e destacou a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino superior. Está na hora de debatermos profundamente ...
A Tirania do Mérito {Michael J. Sandel} Br 2020
O livro "A Tirania do Mérito" de Michael J. Sandel explora criticamente a ideia de meritocracia e como ela influencia a sociedade contemporânea, incluindo os aspectos negativos que emergem dessa abordagem e como ela pode estar ligada a eventos políticos significativos. O autor destaca como o conceito de meritocracia, que enfatiza a recompensa com base no mérito individual, pode criar divisões ...
Avaliação da qualidade na pós-graduação
A comunidade tem perguntado sobre o caminho que estamos trilhando para construir uma pós-graduação de excelência. Encontramos opiniões divergentes, alguns acreditam que se obtém qualidade pelos altos níveis de exigência, outros por estimular o trabalho individual dos alunos. Uns pensam que a pós-graduação é uma forma de crescimento social e encaram os critérios altos como elitistas. Atualmente alguns programas de ...
EaD e alunos adultos
Está na hora de pensarmos em mudanças no ensino universitário, estamos trabalhando com adultos! Já escrevi sobre a competitividade de nossas universidades, sobre ensino e horas aulas e sobre o modelo de ensino na pós. Publicamos na plataforma SOL da SBC o texto Repensando o ensino de computação. Muita coisa precisa ser mudada nas Universidades. Hoje estou considerando alguns pontos ...
Tenure ou a estabilidade no ensino e na pesquisa
Em um outro post, quando escrevia sobre o planejamento de publicações, comentei que o assunto tenure seria tratado futuramente. Com o aumento da pressão na avaliação institucional para o aumento do número de publicações - a publicação em bons veículos é essencial para uma nota boa da CAPES para um programa de pós-graduação - achei que este é um tópico ...
Revoltado ou Criativo
Esta pequena história mostra o quanto é limitada a nossa capacidade de conviver com a criatividade. Autoria desconhecida, traduzida de uma versão em francês que atribui essa história a Niels Bohr como o estudante e Rutherford como o árbitro. Clique aqui para ver sites com essa versão. Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro ...
Universidades e BigTechs
A visão de que uma universidade de qualidade mundial é aquela que compete com empresas e se concentra na transferência de tecnologia pode ser limitada e não representa a visão histórica e universal da universidade como um espaço de formação de recursos humanos. Embora a pesquisa de ponta e a transferência de tecnologia sejam importantes para o desenvolvimento tecnológico e ...
Formar doutorandos para serem pensadores e não apenas especialistas
Um artigo publicado na CACM, Train PhD students to be thinkers not just specialists (Bosh 2018) salienta o problema de os estudantes de doutorado necessitarem retornar ao estudo dos aspectos mais abstratos e rigorosos da Ciência. No artigo é citada a atual situação em muitos cursos na área biomédica, mas a situação se aplica em todas as áreas de conhecimento: ...